POR UM FUTURO MELHOR E MAIS JUSTO: ESPIRITUALIZAÇÃO JÁ! - Por Solange Galeano

01/11/2011 18:02

POR UM FUTURO MELHOR E MAIS JUSTO: ESPIRITUALIZAÇÃO JÁ!

 

              “Liberdade sem fio”, “A Internet tem ouvidos e memória”, textos motivadores reunidos sob a égide do tema de redação “O limite entre o público e o privado”, aplicado no último dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio 2011, encerram verdades comprovadas dias depois em mais um escândalo nacional, deflagrado por site de relacionamentos.

              Infelizmente, a título de princípio da equanimidade-da qual não só eu, mas milhares de brasileiros discordam-, estabeleceu-se um júdice: serão anuladas 13  das 180 questões do último Enem. O MEC, através de seu ministro,  ensaiou recorrer da setença, mas, por interesses egoisticamente políticos, desistiu.

Aqui cabe uma pergunta bastante simples: por que todos os inscritos no Enem 2011 devem pagar a conta pelos desmazelos de um Ministério público e pela total falta de ética de uma instituição que se declara educacional?

Como cidadã, não posso me abster diante de uma circunstância tão vergonhosamente injusta, pois esta decisão poderá vir a prejudicar, e muito, alguns estudantes, em detrimento de outros, ao mesmo tempo em que torna menos eficiente e precisa a capacidade de classificação dos candidatos.

Enquanto educadora, não posso me calar ante a possibilidade bastante real e palpável da falta de postura ética de quem deveria ser um exemplo a seguir, pois leva como estandarte a bandeira de trabalhar na formação de cidadãos.

Estamos presenciando, mais uma vez, a tentativa, por motivos escusos, de aplacamento,  apagamento, esfriamento – e outros tantos ‘mentos’ que aqui couberem – de circunstâncias vergonhosas e dissipadoras de qualquer princípio ético ou de justiça. È mais uma pizza que se anuncia, saindo fresquinha do forno.