Evolução e Educação

05/08/2011 21:07

 Hoje falaremos sobre evolução e educação, tudo está dentro de nós, basta acreditarmos em nós mesmos e desenvolver nossas potencialidades.

      Se não acreditamos, como desenvolver algo que nem sabemos que temos? Se todos soubessem das suas potencialidades, do poder mental que possui, poderiam ser pessoas melhores, desde, claro, que cada um extraia de si mesmo o Reino de Deus que é o da verdade e está dentro de cada um. Na verdade tudo que vemos fora é o reflexo do que vem de dentro.

       Por isso que cabe aos pais plantar a semente do amor, da verdade, das virtudes e valores espirituais para que a criança tenha a chance de ser  pessoas melhores com valores e acreditando em si mesma e desenvolvendo suas potencialidades.

        A educação precisa encontrar um campo fértil no interior da criança e este campo irá se desenvolver quando pais e mestres compreenderem a importância da educação integral.

Abaixo segue um trecho do livro de Vinícius: O Mestre na Educação (10ª Ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira):

           

“Educar é tirar do interior. Nada se pode tirar de onde nada existe. É possível desenvolver nossas potências anímicas, porque realmente elas existem no estado latente. A evolução resulta da involução. O que sobe da terra é o que desceu do céu.

    A diferença entre o sábio e o ignorante, o justo e o ímpio, o bom e o  mau, procede de serem, uns, educados, outros não. O sábio se tornou tal, exercitando com perseverança os seus poderes intelectuais. O justo alcançou santidade cultivando com desvelo e carinho sua capacidade de sentir. Foi de si próprios que eles desentranharam e desdobraram, pondo em evidência aquelas propriedades, de acordo com a sentença que o Divino Artífice insculpiu em suas obras: “Crescei e multiplicai”.

     A verdade não surge de fora, como em geral se imagina: procede de nós mesmos. “O Reino de Deus (que é o da verdade) não se manifestará com expressões externas, por isso que o Reino de Deus está dentro de vós.” Educar é extrair do interior e não assimilar do exterior e não assimilar do exterior. É a verdade parcial, que está em nós, que se vai fundindo gradativamente com a verdade total que a tudo abrange. É a luz própria, que bruxuleia em cada ser, que vai aumentando de intensidade à medida que se aproxima do Foco Supremo, donde proveio. É a vida de cada indivíduo que se aprofunda e se desdobra em possibilidades quanto mais se identifica ele com a Fonte Perene da Vida Universal. “Eu vim a este mundo para terdes vida, e vida em abundância.”

      O juízo que fazemos de tudo quanto nossos sentidos apreendem no exterior está invariavelmente de acordo com as nossas condições interiores. Vemos fora o reflexo do que temos dentro. Somos como a semente que traz seus poderes  germinativos ocultos no âmago de si própria. As influências externas servem apenas para despertá-los.

      Educar é evolver de dentro para fora, revelando, na forma perecível, a verdade, a luz e a vida imperecíveis e eternas, por isso que são  as características de Deus, a cuja imagem e semelhança fomos criados.”

                                                                                

Vamos refletir sobre essa nova forma de educação, repensando a nossa  forma de olhar a educação!!!!!